Portal para amantes de suculentas e cactos

Dicas para ter suculentas lindas e saudáveis

0 61

Meia-sombra: As plantas desta categoria precisam de 3 à 4 horas de sol por dia. O resto do tempo podem ficar sob luz indireta, onde tenha bastante claridade.
Sol-pleno: Se enquadram as plantas que precisam de 7 horas de sol direto por dia sobre elas. Para estas plantas quanto mais sol, melhor, não há restrição, sol o dia inteiro.
Quando ler que tal suculenta gosta de mais água do que outra, não significa que gosta de umidade, e encharcamento, significa que as regas serão mais frequentes entre uma e outra. Nenhuma suculenta gosta de umidade.
Quando ler que tal suculenta precisa ficar no sol o dia inteiro, não significa que suporta lugares muito quente, geralmente preferem lugares mais frios do que quentes.
Importante sempre saber a origem da espécie e tentar reproduzir o seu habitat natural.

Suculentas dão sinais através das folhas, tente notar. Algumas delas são:
– Falta de água, folhas enrugadas, murchas ou mais finas que o normal.
– Excesso de água, folhas moles, caule preto, cheiro ruim.
– Folhas com manchas marrons, pode ser queimaduras do sol ou fungos é preciso ir mais a fundo.
– Folhas secas, sol muito forte.
– Estiolamento significa falta de luz

Opte sempre regar de manhã até as 10h ou senão no fim da tarde, as 16h.
A melhor forma de saber quando regar é através do contato com sua planta. Chamamos de técnica do DEDOMETRO. Enfie o dedo no substrato e se seu dedo sair sujo é porque não está na hora de regar, mas se seu dedo sair limpinho é sinal que o substrato está bem seco, então já pode regar suas suculentas. Se estiver um pouco úmido espere mais um ou dois dias.
Regue com uma bisnaga plástica para não derramar água por cima das plantas, pois tem algumas espécies que acabam apodrecendo se recebem água por cima das folhas. Use o pulverizador pressurizado onde o jato é regulável, é super prático.
É melhor regar bastante e espaçar mais os dias entre as regas do que regar todo dia bem pouquinho. Isso é umas das grandes causas de morte de suculentas.

Quando estão em arranjos ou mini jardins, você pode observar o peso do recipiente, se estiver bem leve é porque o substrato está seco, pode regar, porém se estiver mais pesado deixe para regar depois de alguns dias. Geralmente em cachepots ou arranjos que não tenham furos, ou seja a água não tem por onde sair, as regas são um pouco mais espaçadas do que quando em vasos com furos.
Quando bebês precisam ficar mais protegidas do sol forte, deixe-as expostas no sol da manhã ou o sol do fim da tarde.
Comprou uma suculenta nova? Deixe se adaptar ao ambiente, vá expondo ao sol gradativamente, até que fique exposta à ”x” horas de sol por dia, conforme sua necessidade. Indico não trocar de vaso até ela se adaptar.
Uma vez por mês você pode regar com fertilizantes especiais para suculentas ou NPK equilibrado 10x10x10.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.