Portal para amantes de suculentas e cactos

Pachyphytum oviferum

1 32

A Pachyphytum oviferum, popularmente conhecida como “Pedra da Lua”, pertence à família Crassulaceae e apresenta as seguintes características distintas:

Folhas:

  • Carnudas e dispostas em rosetas compactas.
  • Podem alcançar até 10 cm de diâmetro.
  • Ovaladas e suculentas.
  • Variação de tons que vão de verde-azulado a prateado, conferindo um efeito lunar.
  • Margens serrilhadas em algumas variedades.
  • Possibilidade de apresentar manchas translúcidas.

Caules:

  • Inicialmente eretos, tornam-se pendentes com o tempo.
  • Chegam a 20 cm de comprimento e 1,3 cm de diâmetro.

Flores:

  • Formato de sino, agrupadas em cachos.
  • Hastes arqueadas de até 30 cm de comprimento.
  • Pétalas de cor creme, com uma mancha apical vermelha-púrpura.
  • Sépalas branco-esverdeadas.
  • Ciclo floral ocorre do inverno ao início da primavera.

A Pachyphytum oviferum, com sua folhagem lunar e floração graciosa, é uma adição encantadora para coleções de suculentas.

Taxinomia

NOME CIENTÍFICO

Pachyphytum oviferum Purpus

NOME POPULAR
  • Pedras da Lua
  • Pedras da Lua Peroladas
  • Planta de Amêndoa Açucarada
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Divisão: Angiospermae
Classe: Eudicots
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Subfamília: Sedoideae
Tribo: Sedeae
Subtribo: Sedinae
Gênero: Pachyphytum

ORIGEM

Pachyphytum oviferum é nativo do México . Ela cresce em penhascos rochosos em San Luis Potosí, a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar.

ETIMOLOGIA

A etimologia da Pachyphytum oviferum tem raízes no grego e no latim. “Pachyphytum” deriva do grego “pachys”, que significa “grosso” ou “espesso”, e “phyton”, que significa “planta”. Isso refere-se às folhas carnudas e espessas dessa suculenta. “Oviferum” vem do latim, com “ovum” que significa “ovo” e “ferum” que significa “portador” ou “que carrega”, provavelmente em referência à forma oval das folhas dessa planta.

HÍBRIDOS, FORMAS E CULTIVARES

Como cuidar da Pachyphytum oviferum

ILUMINAÇÃO

Essas suculentas preferem luz indireta a pleno sol. Coloque-as em locais onde recebam luz brilhante, mas evite exposição direta ao sol intenso por longos períodos.

REGA

Permita que o solo seque completamente entre as regas. Ao regar, certifique-se de que a água drene livremente pelo fundo do vaso. Evite deixar a planta encharcada.

SOLO

Utilize um substrato bem drenado, específico para suculentas e cactos. Isso ajuda a evitar o acúmulo de água nas raízes.

TEMPERATURA

A Pachyphytum oviferum prefere temperaturas entre 15°C e 25°C. Proteja-a de temperaturas extremas, tanto do frio quanto do calor intenso.

FERTILIZAÇÃO

Durante a estação de crescimento (primavera e verão), você pode fornecer um fertilizante balanceado diluído a cada 4-6 semanas.

PROPAGAÇÃO

A Pachyphytum oviferum pode ser propagada a partir de folhas saudáveis retiradas da planta-mãe. Deixe a folha cicatrizar por um ou dois dias antes de plantá-la em solo bem drenado, mantendo-o levemente úmido até que as raízes se desenvolvam, o que geralmente leva algumas semanas.

REPLANTE

Se a planta ficar muito grande para o vaso, você pode transplantá-la na primavera. Use um vaso um pouco maior e um substrato fresco.

PODA DE FLORES

Se preferir, você pode cortar as hastes de flores depois que as flores murcharem para incentivar o crescimento da planta.

TOXICIDADE

A Pachyphytum oviferum, também conhecida como “Pedra da Lua”, não é considerada tóxica para humanos ou animais de estimação. Portanto, é uma planta segura de se ter em casa, desde que não haja sensibilidades ou alergias individuais.

Galeria de fotos

Vídeo

Onde comprar

Ajude o site a crescer

Você tem uma suculenta ou cactos desta espécie e gostaria de ver ela ilustrando esse artigo? Envie fotos da planta pelo nosso formulário clicando abaixo ou envie para o email contato@suculentasecactos.com.br

Compartilhe esse artigo
através do código QRCode

1 comentário
  1. […] Pachyphytum oviferum […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.